Vestido Pastoral com franja e rendas [longo]

Número de registro: 100IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 100IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:Vestido Pastoral com franja e rendas [longo]
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:Década de 1970
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: Vestido criado para os desfiles que Zuzu Angel realizava em sua casa-ateliê em Ipanema. Esta peça fez parte da coleção Pastoral que foi lançada em Agosto de 1970, no Rio de Janeiro. Ao lançar a sua primeira coleção em Nova York, em 16 de Novembro de 1970, a estilista criou novos modelos a partir desta mesma proposta.[Esta peça provavelmente fez parte dos dois desfiles quase consecutivos]. Segundo Hildegard Angel ( depoimento Dezembro de 2016), a Coleção Pastoral pode ter dupla interpretação: homenagem às pastorais de Dom Paulo Evaristo Arns (braço de caridade importante no Rio de Janeiro, fundou banco da providência e as pastorais) e nome das pastoras propriamente ditas. Embora as rendas [aplicadas ao vestido] pudessem vir do Nordeste, na época eram chamadas de renda do Norte.
Dimensões:
Largura: 0,43
Altura: 1,30
Circunferência: 0,86
Técnica:Costura à mão, Costura à máquina, Renda manual
Material:Renda de algodão, Renda, Renda de bilro, Renda de filé, Zíper, Colchete, Franja
Descrição da peça: Vestido longo em patchwork de rendas variadas em tonalidades de bege, franja de seda com bolinhas de jacarandá na gola frente e costas. Saia em evasê, mangas 7/8 com dois babados de renda, cós na cintura e babado de renda na barra. Possui forro bege em tecido, da cintura para baixo. Fechamento nas costas com colchete e zíper de poliéster de 0,55 cm.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu. Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares: Não se aplica.
Descrição de peças complementares: Não se aplica.

Peças e documentos relacionados

Vestido curto pastoral com franja e rendas [short]

Vestido curto terminado em short, em patchwork de rendas variadas nas tonalidades de bege, franja de seda com bolinhas de jacarandá presas no decote da frente, nas costas e na barra do short. Mangas 7/8 com dois babados de renda e recorte na cintura. Possui forro bege em tecido da cintura para baixo. Fechamento nas costas com colchete e zíper de poliéster.

Zuzu em

Atualidades

noticias

O vestuário como resistência não-verbal

O vestuário como resistência não-verbal é o nome de um capítulo, talvez o mais famoso e inovador do livro "A moda e seu papel social" escrito pela socióloga Diana Crane e publicado no Brasil pela editora Senac. Por Maria Claudia Bonadio

noticias

Exposição "Isabela Capeto: uma retrospectiva a partir do acervo da Casa Zuzu Angel / Museu da Moda"

Pela primeira vez, o Instituto Zuzu Angel está promovendo uma mostra inédita sobre as coleções produzidas pela estilista Isabela Capeto, que aborda um período de mais de 30 anos de dedicação ao universo da moda brasileira.

noticias

Mostra Coleção Isabela Capeto na casa Zuzu Angel!

Pela primeira vez, a Casa Zuzu Angel / Museu da Moda abre à visitação pública. Neste mês de outubro, a mostra "Coleção Isabela Capeto" poderá ser visitada, às sextas e aos sábados, mediante agendamento via e-mail. Uma viagem pela diversidade do acervo desta versátil estilista que, assim como Zuzu, soube extrair o que há de melhor na cultura Brasileira: sua singela originalidade! Você não pode perder!

noticias

Hildegard recebe certidão de óbito de Stuart e Zuzu Angel, mortos pela ditadura

Nos documentos oficiais, consta como causa “morte não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro"