News

O vestuário como resistência não-verbal

Thursday, May 28, 2020

O vestuário como resistência não-verbal é o nome de um capítulo, talvez o mais famoso e inovador do livro "A moda e seu papel social" escrito pela socióloga Diana Crane e publicado no Brasil pela editora Senac.
No capítulo, ela explica como o uso de calças por mulheres no século XIX era uma maneira de resistir às normas da moda e papeis de gênero pré-determinados e dominantes no século XIX.
Mas a ideia de moda como comunicação não verbal é mais ampla e se aplica a diversos usos e situações. No Brasil, um caso famoso são as peças da Dateline Collection III (1971), que a estilista Zuzu Angel apresentou em Nova York e que ficou conhecido como desfile protesto e no qual canhões, soldados, quepes e outros "motivos militares" eram apresentados em bordados coloridos que lembravam desenhos infantis. O colorido somado ao branco e os traços "naif" suavizam o que estava na verdade sendo colocado em questão: as mortes, as torturas e a repressão gerada pelo regime militar. Zuzu protestava, de forma não verbal.
Nessa mistura entre moda, política e expressão não verbal, quem muito fala, parece não se dar por satisfeito em apenas falar, precisa reafirmar a fala através das roupas. É o caso daquele que foi eleito.
Não satisfeito em mostrar sua posição beligerante e pró-armamentista, ele hoje fez uso de uma gravata com fuzis estampados em discurso no Alvorada. Não pude deixar de lembrar da coleção da Zuzu.
Enquanto uma remetia às armas e à violência de forma sutil e até suave, o segundo vai direto ao ponto e passa a incorporar no seu vestuário a violência que sempre lhe caracterizou. Um governante de um país "democrático" que se veste de armas. Muito triste.

Maria Claudia Bonadio

Zuzu In

News

News

On Zuzu Angel's centenary, the legendary designer from Minas Gerais gains virtual exposure!

To commemorate the centenary of stylist Zuzu Angel (she was born on 06/05/1921 and was murdered in 1976), Itaú Cultural transformed the exhibition “Ocupação Zuzu“, which took place physically in 2014, into a large virtual tour with the right to new content , as an entry in the Itaú Cultural Encyclopedia.

News

"100 YEARS SEWING WITH ZUZU"

CURVELO CITY HALL HOLDS THE EXHIBITION "100 YEARS SEWING WITH ZUZU"

noticias

O Instituto Zuzu Angel tem uma agenda bonita de celebrações

No próprio sábado, será inaugurada em Curvelo, cidade natal de Zuzu, em Praça Pública, uma grande exposição ao ar livre, contando sua história, através de imagens do arquivo pessoal e da sua moda. A curadoria é do Ivan Penna,

noticias

100 Anos de Zuzu Angel

Em 05 de junho de 2021 estamos comemorando 100 anos de nossa querida Zuzu Angel!