Atualidades

No centenário de Zuzu Angel, a lendária estilista mineira ganha exposição virtual!

terça-feira, junho 8, 2021

Reportagem extraida do site:  https://www.lilianpacce.com.br › moda › estilistas-marcas

 

Pra comemorar o centenário da estilista Zuzu Angel (ela nasceu em 05/06/1921 e foi assassinada em 1976), o Itaú Cultural transformou a exposição “Ocupação Zuzu“, que aconteceu fisicamente em 2014 (relembre aqui), num grande tour virtual com direito a conteúdos inéditos, como um verbete na Enciclopédia Itaú Cultural. Além disso, tem conversas com Virginia Siqueira Starling, que está escrevendo a biografia de Zuzu, e o estilista mineiro Ronaldo Fraga, que a fez homenagem à estilista em duas edições do SPFW, em 2001 e em 2020 . 

Uma das primeiras a exportar moda brasileira, Zuzu fez da roupa um instrumento de resistência no período da ditadura militar (19641985) no Brasil. Nascida em CurveloMinas Gerais, ela casou com o americano Stuart Angel. Depois de morar na Bahia, eles se mudaram para o Rio de Janeiro, onde ela abre um ateliê dentro de casa, já separada do marido e com três filhos.

Ali ela fica próxima de nomes como a primeira-dama Sarah Kubitschek (19081996) e conquista a sociedade local com seu trabalho, ganhando o mercado internacional com a ajuda da atriz Joan Crawford. Suas coleções traziam elementos da cultura nacional, como o casal cangaceiro Lampião Maria Bonita, numa época em que Paris predominava como referência. Em 1971 tudo mudou com a morte de seu filho, Stuart Angel, aos 26 anos, alvo da ditadura militar. Zuzu então encontra na moda um meio para denunciar o desaparecimento de Stuart.

Na ocupação virtual é possível conhecer mais de perto o trabalho genial de Zuzu, sua postura revolucionária e a história de uma mãe em busca de justiça para o filho. Pra ter acesso ao conteúdo, é só clicar aqui – e aproveita também pra assistir ao vídeo sobre a estilista no meu canal do Youtube com uma comovente entrevista com sua filha Hildegard Angel!

Fonte:  https://www.lilianpacce.com.br › moda › estilistas-marcas

Zuzu em

Atualidades

noticias

No centenário de Zuzu Angel, a lendária estilista mineira ganha exposição virtual!

Pra comemorar o centenário da estilista Zuzu Angel (ela nasceu em 05/06/1921 e foi assassinada em 1976), o Itaú Cultural transformou a exposição “Ocupação Zuzu“, que aconteceu fisicamente em 2014 , num grande tour virtual com direito a conteúdos inéditos, como um verbete na Enciclopédia Itaú Cultural.

noticias

“100 anos Costurando com Zuzu”

Prefeitura de Curvelo realiza exposição “100 anos costurando com Zuzu”

noticias

O Instituto Zuzu Angel tem uma agenda bonita de celebrações

No próprio sábado, será inaugurada em Curvelo, cidade natal de Zuzu, em Praça Pública, uma grande exposição ao ar livre, contando sua história, através de imagens do arquivo pessoal e da sua moda. A curadoria é do Ivan Penna,

noticias

100 Anos de Zuzu Angel

Em 05 de junho de 2021 estamos comemorando 100 anos de nossa querida Zuzu Angel!