Atualidades

Exposição "Isabela Capeto: uma retrospectiva a partir do acervo da Casa Zuzu Angel / Museu da Moda"

quinta-feira, novembro 14, 2019

Após ver seu ateliê devastado pelo fogo em março de 2018, a estilista Isabela Capeto e outros tantos produtores de moda dificilmente poderiam negar a importancia da preservação da sua produção e o sentido de manter espaços dedicados a documentação, pesquisa e comunicação dessa tipologia de acervo museológico. Considerando esse viés, o Instituto Zuzu Angel (IZA) apresenta a exposição "Isabela Capeto: uma retrospectiva a partir do acervo da Casa Zuzu Angel /Museu da Moda". 

Fundado em 1993, a partir da idealização da jornalista Hildegard Angel, filha da estilista que dá o nome a esta instituição, o IZA musealizou um dos maiores acervos de moda do país, reunindo criações dos mais importantes estilistas nacionais e internacionais. Fruto desse contexto, as peças da 'Coleção Isabela Capeto' foram doadas ao Instituto pela própria estilista em 2013, com a finalidade de compor o acervo museológico da Casa Zuzu Angel / Museu da Moda, hoje sediada no charmoso bairro da Usina (RJ). Essa é a primeira retrospectiva sobre a produção da estilista, que aborda um período de mais de 30 anos de dedicação ao universo da moda brasileira. 

Faz parte da mostra cerca de 200 peças, entre protótipos de vestidos para desfiles, bolsas e produtos licenciados para grandes marcas, com destaque para itens emblemáticos como a coleção "Azulejos" - a primeira da marca apresentada em 2004, no Fashion Rio - e uma camisa inspirada nos bordados políticos de Zuzu Angel e criada exclusivamente para o desfile de inauguração do Instituto Zuzu Angel, em 1993. 

As visitas podem ser agendadas através do e-mail zuzuangel@zuzuangel.org.br ou zuzuangel@zuzuangel.com

Zuzu em

Atualidades

noticias

No centenário de Zuzu Angel, a lendária estilista mineira ganha exposição virtual!

Pra comemorar o centenário da estilista Zuzu Angel (ela nasceu em 05/06/1921 e foi assassinada em 1976), o Itaú Cultural transformou a exposição “Ocupação Zuzu“, que aconteceu fisicamente em 2014 , num grande tour virtual com direito a conteúdos inéditos, como um verbete na Enciclopédia Itaú Cultural.

noticias

“100 anos Costurando com Zuzu”

Prefeitura de Curvelo realiza exposição “100 anos costurando com Zuzu”

noticias

O Instituto Zuzu Angel tem uma agenda bonita de celebrações

No próprio sábado, será inaugurada em Curvelo, cidade natal de Zuzu, em Praça Pública, uma grande exposição ao ar livre, contando sua história, através de imagens do arquivo pessoal e da sua moda. A curadoria é do Ivan Penna,

noticias

100 Anos de Zuzu Angel

Em 05 de junho de 2021 estamos comemorando 100 anos de nossa querida Zuzu Angel!