Vestido de protesto político [manga curta]

Número de registro: 79IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 79IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:Vestido de protesto político [manga curta]
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:13/09/1971
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: Vestido protesto faz parte da coleção International Dateline Collection III, dividida em três partes, sendo a última dela roupas de protesto. A coleção foi lançada com um desfile na residência do cônsul do Brasil em Nova York, Lauro Soutello Alves e ao longo da semana, a coleção ficou exposta no Gotham Hotel. [ Esse desfile é considerado um marco na trajetória profissional de Zuzu Angel, pois foi quando ela lançou sua moda de protesto].
Dimensões:
Largura: 0,76
Altura: 1,50
Técnica:Bordado à mão, Costura à mão, Costura à máquina
Material:Linho
Descrição da peça: Vestido longo de linho branco, acinturado, com franzimento no busto e fechamento da alça atrás do pescoço, deixando as costas nua. Fechamento com zíper de 0,30 cm nas costas. A frente do vestido possui vários bordados coloridos feitos à mão com motivos de anjos, avião, barco, casinha, árvore, etc. A peça possui um forro na cor branca.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu. Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares: Não se aplica.
Descrição de peças complementares: Não se aplica.

Peças e documentos relacionados

[Carta de Zuzu Angel a Thomas Dine (Secretário do Senador Frank Church)]

Carta de Zuzu Angel a Thomas Dine (Secretário do Senador Frank Church) relatando a prisão e o desaparecimento de Stuart e a inflexão temática das suas coleções de moda. Documento datilografado, datado e sem assinatura.

[Conjunto de seis laudos de conservação da Ocupação Zuzu]

Conjunto de seis Laudos Técnicos de Conservação das peças que fizeram parte da exposição Ocupação Zuzu.

[Desenho de soldado para bordado em papel seda - 20]

Desenho de soldado fazendo gesto de continência e com chapéu na cor rosa e vestimenta na cor verde. Suporte em papel seda apresenta inscrição à caneta do número "20" no lado superior direito. Desenho utilizado em bordado do "Vestido de protesto político".

[Desenho de tanque verde e azul com bandeira - 2]

Desenho de tanque de guerra nas cores verde, azul e laranja, com inscrições à caneta e a lápis do número "2". Desenho utilizado em bordado do "Vestido de protesto político".

[Desenho técnico de tanque com bandeira - 2]

Desenho de tanque de guerra nas cores verde, azul e laranja, com bandeira e inscrição a lápis no formato de "X" sobre a bandeira, além inscrições à caneta do lado esquerdo do suporte.

[Rascunho de carta de Zuzu Angel a Thomas Dine (Secretário do Senador Frank Church)]

Rascunho de Carta de Zuzu Angel a Thomas Dine (Secretário do Senador Frank Church) relatando a prisão e o desaparecimento de Stuart e a inflexão temática das suas coleções de moda.

[Registro fotográfico de vestidos Protesto apresentados na exposição "Zuzu Angel - Eu sou a moda brasileira"

Registro fotográfico de vestidos Protesto apresentados na exposição "Zuzu Angel - Eu sou a moda brasileira", realizada entre 31 de agosto a 8 de outubro de 2006, no Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro.

Zuzu em

Atualidades

noticias

O Instituto Zuzu Angel tem uma agenda bonita de celebrações

No próprio sábado, será inaugurada em Curvelo, cidade natal de Zuzu, em Praça Pública, uma grande exposição ao ar livre, contando sua história, através de imagens do arquivo pessoal e da sua moda. A curadoria é do Ivan Penna,

noticias

100 Anos de Zuzu Angel

Em 05 de junho de 2021 estamos comemorando 100 anos de nossa querida Zuzu Angel!

noticias

Feliz Aniversário Hildegard Angel!

Hoje é dia da filha da Zuzu, mãe de João Pedro, esposa do Francis, atriz, modelo, escritora, jornalista, colunista, formadora de opinião, criadora de bordões, carioca, influenciadora social, flamenguista: Hildegard Angel.

noticias

Zuzu Angel: estilo, coragem e resistência

'Stuart é um símbolo; um símbolo de toda uma geração martirizada; ele simboliza a democracia (...) que é negada aos brasileiros'